Lince Iberico um dos animais em vias de extinção
- acarolinacs75
- 7 de dez. de 2015
- 2 min de leitura
O lince iberico pertence ao reino animalia e pertence á ordem dos carnivoros.
É um felino, o mais ameaçado do mundo. Tem uma população de apenas 100 animais, O Lince Ibérico já não existe em Portugal e poderá extinguir-se da Península Ibérica dentro em breve.
Habitat:
O habitat natural do Lince é na Península Ibérica, em áreas montanhosas, cobertas de bosque e matagal mediterrâneo. Vive num mato denso e caça em pastagens abertas. Poderíamos encontrá-lo no Algarve nas áreas montanhosas, em Contenda-Barrancos devido ao extenso perímetro florestal, na Serra da Malcata e no Vale do Sado.
Alimentação:
O Lince Ibérico alimenta-se essencialmente de coelhos europeus, embora também coma veados jovens, mouflons, patos e outras aves, peixes, raposas e cobras.
Crias:
As crias após 68-72 dias de gestão nascem entre 1 a 5 crias, que recebem cuidados maternais durante mais ou menos 1 ano, nessa altura tornam-se independentes e afasta-se do grupo. Normalmente quando nascem 3 ou 4 crias, lutam por comida ou sem qualquer motivo e acabam por sobreviver apenas 1 ou 2.
As fêmeas atingem a maturidade depois de 21 meses e os machos depois de 33 meses. Muitos jovens linces morrem devido á falta de território.
Reprodução:
Época de reprodução:
De Janeiro a Julho, com um pico entre Janeiro e Fevereiro
Época de nascimentos:
Março a Abril
Gestação:
Cerca de 2 meses
Tamanho da ninhada:
2-3 Crias
Sobrevivência até á independência:
1-2 Crias por fêmea
Idade de independência:
7 a 10 meses
Idade da 1ªreprodução:
Fêmeas: primeiro Inverno; Machos: aos dois anos
Longevidade:
Até 16 anos
Causas da extinção:
Caça ilegal;
Mortes acidentais causadas por armadilhas;
Iscos envenenados;
Atropelamentos;
A sua principal causa de extinção é o desaparecimento e a morte dos coelhos (que são a sua principal presa);
Destruição do seu habitat.
Para podermos proteger o Lince Ibérico…
Para podermos proteger o Lince Ibérico temos de parar de destruir o seu habitat ou seja as florestas, também temos que conservar as suas presas como o coelho que muitos humanos caçam só por gosto enquanto eles precisam deles para sobreviver.

Comentarios